O Mercado De Festas.

O marketing dentro do ramo de festas infantis é o ponto chave para o sucesso, tendo em vista que o boca a boca de uma festa bem sucedida lhe acarreta novos clientes. Logo vemos como é importante oferecer serviços de qualidades, sempre dentro do acordado com cliente.
É um mercado que trabalha com a realização de sonhos, por esse motivo tem que ser muito bem planejado. Somente o setor de buffet infantil movimenta mais de R$ 500 milhões por ano no Brasil, contando com cerca de 1.100 empresas formalizadas, sendo 450 só na cidade de São Paulo. Por volta de 170 novos buffets são construídos anualmente. O mercado de festas infantis fomenta um amplo número de segmentos especializados: buffets, decoração, recreação, oficinas, personagens / fantasias, locação de brinquedos, shows, foto e filmagem, lembrancinhas e convites.

Por envolver muitos serviços, o setor é grande gerador de trabalho e renda. Algumas casas especializadas se encarregam da organização de todos os detalhes, mas a atividade exige a participação de vários terceirizados, como decoradores com balões e temas infantis, salgadeiras, doceiras, garçons, copeiros, recreadores, fotógrafo e animadores.                   
Porém, este “boom” de festas infantis atraiu uma grande variedade de empresas, acirrando a concorrência no mercado. A melhor alternativa para se destacar no segmento ainda é apresentar um diferencial nos serviços prestados (preço, atendimento, inovação).
 A praticidade que esse segmento oferece, por conta da comodidade é um dos responsáveis pelo seu crescimento, fazer uma festa com buffet implica apenas em contratar uma empresa, reunir amigos e abrir os presentes. Por esse motivo opte por um profissional de qualidade e curta o seu momento.      


O mercado do consumo infantil constitui uma excelente oportunidade de negócio quando bem direcionado. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca), em 2010, o Brasil possuía cerca de 52 milhões de crianças com menos de 14 anos, ou 38% da população. 
Parte deste sucesso é atribuída a personagens de filmes, de desenhos animados e de videogames. As crianças estão muito mais midiáticas, recebendo centenas de mensagens diárias através do cinema e da televisão. Um estudo feito pela consultoria Multifocus apontou que 99% das crianças assistem à televisão, 87% ouvem rádio e 34% usam a internet.

Tal fenômeno exerce influência no mercado de festas infantis, que promove a decoração temática baseada em personagens da moda. Somente o setor de buffet infantil movimenta mais de R$ 500 milhões por ano no Brasil, contando com cerca de 1.100 empresas formalizadas, sendo 450 só na cidade de São Paulo. Por volta de 170 novos buffets são construídos anualmente.

Por envolver muitos serviços, o setor é grande gerador de trabalho e renda. Algumas casas especializadas se encarregam da organização de todos os detalhes, mas a atividade exige a participação de vários terceirizados, como decoradores com balões e temas infantis, salgadeiras, doceiras, garçons, copeiros, recreadores, fotógrafos e animadores.

Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:  
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo. 
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre festas infantis. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade. 
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho. Participação em seminários especializados.

Oportunidades: mercado em crescimento e diversidade de produtos


Com o aumento do poder aquisitivo brasileiro nos últimos anos, em função do crescimento econômico, a demanda por serviços de animação de festas infantis tem aumentado consideravelmente. Muitos clientes desse setor são capazes de gastar somas importantes para realizar o sonho dos filhos. O mercado de festas é uma excelente alternativa de negócio, para o qual os novos investidores devem estar cada vez mais capacitados, pois a boa gestão da empresa de animação pode significar o seu crescimento e sua permanência no mercado.

Além disso, diversificar os produtos e serviços oferecidos é muito importante. Embora o mercado esteja cheio de animadores de festas infantis, cada um pode buscar o seu diferencial e conquistar uma fatia do público. O famoso palhaço, provavelmente não deixará de aparecer nas festas infantis, mas se junto com ele, vier um malabarista que consiga encantar crianças e pais com sua característica, é bem mais provável que haja a contratação destes para uma próxima ocasião.

Artistas com múltiplas habilidades sugerem economia, e é isso que o empreendedor deve fazer do começo ao fim para garantir bons ganhos. O preço cobrado para a contratação dos animadores de eventos infantis da empresa deve ser justo e condizente com o investimento empregado. Se a sua intenção é fazer animações para festas de pessoas que não se importam em gastar o que for para divertir seus filhos e amigos, é bom que haja investimento em tecnologia. Caso não seja assim, invista em opções mais simples e eficientes.


Ameaças: concorrência com grandes empresas

Um fator que pode ameaçar um pequeno empreendimento que trabalha com animação de festas infantis é a acirrada concorrência, principalmente, com grandes empresas. Atualmente, no Brasil, as empresas de grande porte costumam dar ao cliente uma vantagem com relação ao pagamento realizando financiamentos (pagamentos à prazo) bem estendidos. Essa vantagem faz com que, muitas vezes, o cliente opte por estes empreendimentos tendo em vista a facilidade de pagamento.

Para superar esse problema, o pequeno empreendedor deve ter um controle de caixa e um capital de giro que o permitam oferecer pagamentos à prazo aos seus clientes. Certamente, o pequeno empreendedor não poderá oferecer exatamente os mesmo prazos das grandes empresas, então, nesse caso é importante mostrar um diferencial em termos de qualidade do produto oferecido e serviços prestados.

Para “driblar” a concorrência é necessário acompanhar as novidades. Por isso, fique sempre atento as tendências no ramo das festas que surgirão no decorrer do caminho. Principalmente as voltadas para o público infantil, já que as novidades estão sempre aparecendo. Procure sempre workshops, assista palestras e faça cursos rápidos no setor das festas. Esse é um negócio que cresce cada dia mais e se faz necessário estar sempre atualizado. Se for  caso, procure um consultor especializado no ramo que poderá orientá-lo.


Daniele Paula , Estudante de Marketing ,Persistente.




1 comentários:

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